quarta-feira, 8 de julho de 2009

A religião mais negra do Brasil - Marco D. de Oliveira


SUMÁRIO

1.A ORIGEM DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL

2.O PENTECOSTALISMO COMO OPÇÃO PARA OS EXCLUÍDOS

3.AS BARREIRAS DAS IGREJAS HISTÓRICAS

4.OS NEGROS E A IGREJA PENTECOSTAL

5.FUNDAMENTALISMO, PENTECOSTALISMO E OS NEGROS NO BRASIL

6.O LADO ESCURO DA UNIÃO: NEGROS E PENTECOSTAIS

7.PENTECOSTAIS: MAIORIA NEGRA?

8.UMA CONSTATACÃO QUE EXIGE ACÃO URGENTE

CONCLUSÃO


Em um país cuja população foi formada por diferentes “raças”, mas com histórico de discriminação principalmente contra os negros, é sempre interessante ler livros que tenham os negros como protagonistas.


Por terem participado da formação da população brasileira os negros evidentemente contribuíram também na religião, sendo destacadas as chamadas religiões afro-brasileiras. O que talvez as pessoas não saibam é que elas não apresentam a maior população de negros em seu conjunto.


Os evangélicos e mais especificamente os pentecostais detém em números absolutos o maior contingente de negros no Brasil (mais de 8 milhões). É isso que nos explica Marco Davi de Oliveira, bacharel em teologia e militante do movimento negro em seu interessante livro “A religião mais negra do Brasil: por que mais de oito milhões de negros são pentecostais”.


Para quem tem simpatia ou militância na causa negra, gosta de estudar religião ou pretende se aprofundar na questão do pentecostalismo no Brasil essa é uma leitura obrigatória. A obra foi lançada pela editora Mundo Cristão e expõe com base acadêmica (mas sem um linguajar rebuscado) desde as causas dessa união (pentecostais e negros), as implicações da mesma e reflexões sérias sobre o papel do negro na igreja e a posição da igreja em relação ao negro. Veja o sumário acima para ter uma noção melhor dos temas tratados.

Autor : Ibnéias Costa

Um comentário:

  1. Já tinha visto esse livro no site da editora antes, mas para ser honesto meu interesse não foi despertado. Agora, vendo o sumário, ele parece ser muito interessante.

    "Bençãos Providenciais"

    ResponderExcluir