Já tinha visto esse livro no site da editora antes, mas para ser honesto meu interesse não foi despertado. Agora, vendo o sumário, ele parece ser muito interessante.
Oseás de Góis
Sobre o livro “A religião mais negra do Brasil” dica de Ibnéias.
Religião x Ciência
-
*Sempre ouvi dizer que ir para faculdade prejudicaria minha fé, conheço
várias pessoas que foram “proibidas” ou dissuadidas por seus líderes
religiosos ...
Livre-arbítrio e escravidão da vontade
-
Um dos temas mais intrigantes que existe, discutido tanto na filosofia
quanto na teologia, é a questão do livre-arbítrio. A pergunta que permeia
toda a ...
Embora os Irmãos Karamázov seja considerada a obra-prima do escritor russo, eu prefiro Crime e Castigo. Já li vários livros do autor (O eterno marido, Noites Brancas, O idiota etc, mas este é incomparável!!!
O clima de tensão psicológica, a tragédia humana retratada em quadros tão vívidos, a redenção através do evangelho mostrado através de uma prostituta, faz de Crime e Castigo uma obra genial.
"Um dos maiores romances de todos os tempos, narra a história do estudante Raskólnikov, que, vendo-se na miséria, assassina uma velha usurária e não consegue livrar-se do peso do remorso. Obra da maturidade de Dostoiévski, pela primeira vez traduzida no Brasil diretamente do original russo." (editora 34)
Dostoiévski está na lista dos meus escritores preferidos. Algumas vezes a leitura pode ser pesada, mas é sempre gratificante perceber como ele conseque descrever com maestria os dramas mais intensos do ser humano.
5.FUNDAMENTALISMO, PENTECOSTALISMO E OS NEGROS NO BRASIL
6.O LADO ESCURO DA UNIÃO: NEGROS E PENTECOSTAIS
7.PENTECOSTAIS: MAIORIA NEGRA?
8.UMA CONSTATACÃO QUE EXIGE ACÃO URGENTE
CONCLUSÃO
Em um país cuja população foi formada por diferentes “raças”, mas com histórico de discriminação principalmente contra os negros, é sempre interessante ler livros que tenham os negros como protagonistas.
Por terem participado da formação da população brasileira os negros evidentemente contribuíram também na religião, sendo destacadas as chamadas religiões afro-brasileiras. O que talvez as pessoas não saibam é que elas não apresentam a maior população de negros em seu conjunto.
Os evangélicos e mais especificamente os pentecostais detém em números absolutos o maior contingente de negros no Brasil (mais de 8 milhões). É isso que nos explica Marco Davi de Oliveira, bacharel em teologia e militante do movimento negro em seu interessante livro “A religião mais negra do Brasil: por que mais de oito milhões de negros são pentecostais”.
Para quem tem simpatia ou militância na causa negra, gosta de estudar religião ou pretende se aprofundar na questão do pentecostalismo no Brasil essa é uma leitura obrigatória. A obra foi lançada pela editora Mundo Cristão e expõe com base acadêmica (mas sem um linguajar rebuscado) desde as causas dessa união (pentecostais e negros), as implicações da mesma e reflexões sérias sobre o papel do negro na igreja e a posição da igreja em relação ao negro. Veja o sumário acima para ter uma noção melhor dos temas tratados.